domingo, 14 de março de 2010

14 de Março - Dia da Poesia


Poesia não é só um texto que se divide em estrofes e versos. Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. O poema é a forma em que a poesia se expressa com a linguagem escrita. No poema, as palavras se combinam de uma forma especial:


"Muitas delas (as palavras) se combinam de tal forma que evidenciam terem sido selecionadas não só pelo seu significado, mas também pelo seu significante, com o intuito de sugerir formas, cores, odores, sons, criar imagens, etc. Isso é o que observamos quando lemos, vemos ou ouvimos, um poema. Além disso, das palavras emana uma espécie de melodia, um ritmo, decorrente da forma como o poema é composto." (CEREJA, 1995)


Se o poema é uma forma de poesia, podemos nos perguntar: e o que é poesia? O dicionário pode nos ajudar:
Poesia - arte de escrever em verso; composição poética; inspiração; o que despertar o sentimento do belo. (Dicionário Silveira Bueno)
Através dessa definição podemos perceber que o dia da poesia é um dia para nos envolvermos com a natureza, com os sentimentos e sensações do mundo ao nosso redor. E claro, um dia para conhecermos mais a poesia de nosso país que é elogiada no mundo inteiro.


O dia 14 de março foi escolhido em homenagem ao grande poeta Castro Alves, é o dia do nascimento do escritor baiano famoso pelos seus versos românticos como os de "Navio Negreiro".


Já o dia 21 de março foi proclamado pela UNESCO como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida é o início da primavera no hemisfério norte.


Aproveite o dia e se inspire. Poste um trecho de alguma poesia que você gosta muito ou faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!!

2 comentários:

  1. andei na estrada da paixão
    come na mesa da ilusão
    sonhei com a dama do amor
    amei a quela que não mi deu atenção

    ResponderExcluir
  2. Yara dos Santos Cabral16 de março de 2010 às 17:02

    Um dia saberemos a importancia da frase:
    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
    Um dia percebemos que somos muito importante para alguém mas não damos valor a isso...
    Um dia percebemos como aquele amigo faz falta,mas aí já é tarde demais...
    Enfim...um dia descobrimos que apesar de viver 100 anos,esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos,para dizer tudo o que tem de ser dito..
    O jeito é:ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...
    Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
    Mário Quitana.

    ResponderExcluir